Configuração Tribloco – Três Tanques

Preço sobre consulta

Entre em contato pelo Whatsapp

Descrição

Tanque de Brassagem

O tanque de brasagem é onde ocorre o processo de maceração, ou conversão do amido contido nos grãos moídos em açúcares para posterior fermentação. O tanque de brasagem possui isolamento térmico para manter a temperatura de processo constante. O tanque de brasagem pode ter função única ou possuir um fundo falso e uma saída de recirculação para que o processo de lavagem “sparging” possa ser realizado no mesmo tanque.

Projetos com aquecimento por vapor, possibilitam tanto o uso do processo por decocção, quanto por infusão. O tanque de brasagem / filtração é feito de aço inoxidável e pode ter acabamento em cobre também.

Tanque de Filtração

O tanque de filtração é utilizado para a filtração e clarificação do mosto (líquido açucarado) separado do processo de maceração (mistura aquecida de grãos e água) proveniente do tanque de brassagem.

O tanque de filtração tipicamente têm a mesma capacidade do tanque de fervura e pode ser fabricado em aço inoxidável ou revestido em cobre.

Esse tanque possui um agitador acoplado ao conjunto moto-redutor, e um sistema de remoção dos grãos após a operação de filtração. Essa é uma ferramenta única e muito útil para remover os grãos após o processo de filtração, economizando tempo e energia de operação. Além disso o tanque de filtração pode ser equipado com acessórios como visores de vidro e bocais de CIP entre outros para facilitar o processo de filtração.

Tanque de Fervura / Whirlpool

Após a filtração o mosto é fervido junto com o lúpulo (e outros ingredientes aromáticos conforme as receitas) em um tanque conhecido como tanque de fervura / whirlpool. No processo de fervura ocorrem reações importantes como a esterilização do mosto, a remoção das bactérias, a liberação dos aromas do lúpulo através da isomerização, a inibição do processo das enzimas, precipitação de proteínas e aumento da concentração do mosto.

Ao final da fervura, o mosto lupulado sedimenta no fundo do tanque e é submetido a um movimento tangencial chamado Whirlpool. Um redemoinho é formado e as partículas sólidas são separadas do mosto através das forças centrífugas provocas pelo processo. O Whirlpool ocorrerá com eficiência se não houver nenhum obstáculo dentro do tanque.

Tanque de Whirlpool

Ao final da fervura, o mosto “lupulado” sedimenta no fundo do tanque e é submetido a um movimento tangencial chamado Whirlpool. Um redemoinho é formado e as partículas sólidas são separadas do mosto através das forças centrífugas provocas pelo processo. O Whirlpool ocorrerá com eficiência se não houver nenhum obstáculo dentro do tanque.

Sistema De Cervejaria Tribloco – Configurações

• Tanque de Brassagem / Filtração + Tanque de Fervura + Tanque de Whirlpool

• Tanque de Brassagem + Tanque de Filtração + Tanque de Fervura / Whirlpool

Aspectos Técnicos

Todas as soldas com acabamento sanitário.

Plataforma em aço inoxidável com escadas e corrimãos integrados e ajuste de nivelamento.

Tubulações em aço inoxidável, manifold de válvulas borboleta, visor de vidro com todas as vedações, conexões e abraçadeiras necessárias para manter a junção e rigidez dos equipamentos.

Condensador de vapor em aço inoxidável.

Bomba centrífuga sanitária para as transferências de processo.

Agitador e misturador com velocidade fixa ou variável e “afofador” para melhorar a eficiência da filtração e remoção dos grãos.

Trocador de calor de placas de alta eficiência com termômetro e conexão para aeração (pedra não inclusa)

Painel de controle com controle digital

Aquecimento por vapor ou fogo direto

Termômetros e adaptadores.

Lâmpada piloto

Controle de variação de frequência VFD para bombas e motores.

Controlador PLC com tela “Touch Screen” sob consulta

Controlador PLC com tela “Touch Screen” sob consulta

Controle eletrônico semiautomático ou automático e controle pneumático das válvulas borboleta.

Medidor de nível.


Entre em contato pelo Whatsapp ou
por meio do formulário de contato